Trombose: saiba o que é e como identificar os sintomas

A trombose é a formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo responsável por obstruir e inflamar a parede da veia acometida, conhecida pelos médicos como trombose venosa profunda. As pernas são os locais mais comuns de trombose. Os principais sintomas são o inchaço, a vermelhidão, a dor e o calor local.

Além do acompanhamento médico, qualquer pessoa pode tomar medidas de prevenção. Muitas delas podem ser incorporadas no cotidiano.

Como prevenir a trombose

– Fazer atividade física regularmente; – Controlar o peso; – Evitar o cigarro; – Movimentar as pernas durante longos períodos sentada; – Usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica

Apesar de ser um problema que geralmente afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose. Em números, quando é avaliada apenas a faixa entre 20 a 40 anos, a incidência de trombose é um pouco maior nas mulheres exatamente pela maior exposição a fatores de risco, como anticoncepcionais e gestações.

Diferença entre trombose e tromboflebite A tromboflebite (CID 10 – I80) consiste na inflamação deste coágulo formado quando há uma trombose e tem sintomas como calor na região, vermelhidão e varizes ou veias dilatadas.

O tratamento para a tromboflebite é baseado em anti-inflamatórios, analgésicos, repouso e pomadas para alívio de dores.

Diagnóstico de Trombose Para saber se o seu caso é de trombose ou não, o médico deverá lhe fazer perguntas sobre seus sintomas e também realizará um exame físico. No entanto, esses métodos podem não ser suficientes para fazer o diagnóstico e outros exames podem ser solicitados.

Exames Alguns exames podem ser solicitados para melhorar o diagnóstico da trombose, veja quais são eles:

Ultrassonografia O ultrassom de imagem é usado para identificar os locais em que há coagulação de sangue.

Exame de sangue O hemograma completo é pedido para verificação de substâncias na corrente sanguínea que costumam facilitar a coagulação. Escolha laboratórios confiáveis, os Laboratórios Duclin atendem em todo litoral norte de São Paulo.

Venografia Neste exame um corante é injetado nas veias para identificar locais de coagulação. Este é um método pouco utilizado, pois existem exames menos invasivos e igualmente eficientes para o diagnóstico de trombose.

Eco Color Doppler (Ultrassom Vascular) O exame usa a tecnologia do ultrassom para ter imagens mais precisas das veias acometidas pelo problema, de forma não invasiva.

Tratamento de Trombose Depois de feito o diagnóstico, é hora de iniciar o tratamento. O objetivo do tratamento para trombose pode ser dividido em três métodos de ação diferentes.

Impedir o crescimento do coágulo sanguíneo Impedir que o coágulo sanguíneo avance para outras regiões do corpo e, assim, evitar possíveis complicações. Reduzir as chances de recorrência da trombose. Saiba mais: Alimentação rica em vitaminas melhora a circulação Existem algumas opções de tratamento disponíveis, são elas:

Diluidores do sangue, como anticoagulantes, que diminuem as chances de haver coagulação do sangue. Uso de medicamentos para casos mais graves de tromboses e também de embolia pulmonar, conhecidos como heparina. Inserção de filtros na maior veia do abdômen para impedir que os coágulos sanguíneos se desloquem para os pulmões. Meias de compressão para melhorar o edema causado pela trombose. Você pode encontrar meias de compressão no atendimento da Cirúrgica HospitalShop

Algumas pessoas podem ter dificuldades para se locomover, caso precise de alugar cadeiras de rodas ou mesmo cama hospitalar, consulte a Nova Era Hospitalar.

Fontes:

Wikipedia

Blog Saúde Governo

Minha Vida