Pular para o conteúdo
Início » News » Higiene de pessoas acamadas

Higiene de pessoas acamadas

  • por

Para cuidar de uma pessoa que se encontra acamada devido a alguma cirurgia ou a uma doença crônica, como Alzheimer, por exemplo, é importante seguir algumas regras para evitar o acúmulo de sujeira que pode levar ao desenvolvimento de bactérias, piorando o estado de saúde. Assim, os cuidados que devem ser feitos incluem:

  • Dar banho, pelo menos de 2 em 2 dias, embora fatores o local onde mora, o clima e tempo podem alterar esta rotina, prefira horários mais quentes, e se possível banhos diários são recomendáveis.
  • Lavar o cabelo, no mínimo, 1 vez por semana.
  • Trocar a roupa todos os dias e sempre que estiver suja;
  • Trocar os lençóis a cada 15 dias ou quando estiverem sujos ou molhados.
  • Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, especialmente após comer ou lavar a prótese dentária sempre após cada refeição.
  • Cortar as unhas dos pés e das mãos, 1 vez por mês ou sempre que necessário.

A pessoa acamada urina, normalmente, entre 4 a 6 vezes por dia e, por isso, quando está consciente e consegue segurar o xixi, o ideal é que peça para ir ao banheiro. Se for capaz de andar, ela deve ser levada até ao banheiro. Nos outros casos, deve fazer na comadre ou num urinol.

Já quando a pessoa não está consciente ou apresenta incontinência urinária, é recomendado utilizar uma fralda que deve ser trocada sempre que estiver molhada ou suja.

Prefira utilizar cadeiras higiênicas, você pode alugar ou comprar na Nova Era Hospitalar na medida do seu orçamento. Conheça nossa linha de cadeiras higiênicas.

Conheça o novo modelo de cadeira da Praxis disponível em nosso estoque:

Fonte: TuaSaude.com com edições de melhoria por nossa empresa.

Abrir
Podemos ajudar?
Precisa de cadeira higiênica?